domingo, 31 de janeiro de 2010

Modernidade

As vezes não sei o que me atormenta mais: querer analisar as pessoas ou me deparar com as invenções contemporâneas. Acredite, o que me motivou a pensar em escrever o que eu chamo de crônica, foi um momento de 5 segundos no trabalho observando algo que, particularmente, nem imaginava que poderiam fazer: televisões com bluetooth!
Como assim?! porque cargas d´água alguém teria esta idéia de colocar tal coisa na tv? bom, agora elas também já tem memória HD igual computador. A da minha sala, por exemplo, tem um HD de 80 giga! Jamais poderia pensar em tal coisa, até uns 3 anos atrás, um computador top de linha tinha um HD assim.
Bom, é interessante pensar que hoje, um computador de 2, 3 anos atrás já não supri mais as nossas necessidades. Lendo um livrinho de tiras na livraria do shopping, quase rolei de rir quando li o cara dizendo: "jamais largaria meu super computador com 64 mega de memória RAM e 10 giga de HD". Supus que a história seja de no mínimo uns 10 atrás. O filme do 007 contra Goldeneye (é um exemplo tosco, sei disso) tem uma cena na qual a moça mostrava-se muito interessada em comprar computadores com HD de... 500 mega.
Isso sem pensar que fazemos de tudo para os nossos arquivos pesarem o menos possível desde o mp3 até arquivos compactados em win rar. No início do ano passado, computador top era 320 giga de HD e 3 de RAM. Hoje é 500 de HD e 4 de RAM. Fazendo um previsão, até o final do ano e meados do ano que vem já estaremos falando em computadores de 1, 2, 3 tera nos pcs (terabyte equivale a 1000 giga).
Nossos celulares agora são peça fundamental do indivíduo, mas a função menos utilizada é de ligar para alguém. Bom, eu sei que não, mas esta é a tendência. Lembro-me de uma revista que dizia: "Celulares que fazem de tudo... até ligação!". Um amigo meu apareceu com um celular que tinha 32 giga de memória. Há 10 anos, em plena época do "tijolão", quem imaginaria um celular que fosse ao menos... fino, um que coubesse no bolso sem parecer uma arma letal?! Letal me refiro porque o centro de discussões sobre o assunto era a questão da radiação que ele emitia, que a longo prazo isso seria maléfico, coisas do tipo. Hoje já falamos sobre o benefício da tal radiação para o retardo do envelhecimento precoce.
O fato é que necessitamos dessas modernidades por mais inúteis que pareçam. Para não tirar o mérito do "inútil", vale lembrar que o telefone quando recém patentiado e divulgado, não causou um furor imediato, inclusive, parecia que seria logo esquecido.
Hoje, não ter um celular próprio é quase como não ter identidade, eu que o diga, que fui roubado há umas semanas e passei uma semana sem a peça. Me sentia isolado do mundo, quase nú, tornou-se uma peça tão íntima quanto uma cueca, guarda sua agenda com o número dos amigos, despertador e ainda te conecta com as pessoas.
É idiota, mas até com este assunto eu parei para pensar e querer analisar o comportamento das pessoas frente à tecnologia atual. É notável como conseguíamos viver sem internet há 20 anos ou como a pouco mais de 10 não precisávamos de nada mais atual que o fabuloso Windows 95, celulares e até o próprio telefone em alguns lugares eram artigo de luxo, jogos da moda cabiam em diskets de 1,5 mega e pronto, não havia mais nada para se inventar. Não vou tirar o mérito do conforto e comodidade que certas invenções nos proporcionam, mas é no mínimo, curioso e engraçado não saber do que ainda vamos precisar e de repente algo até então inútil torna-se artigo de primeira necessidade.
O termômetro a distância, que já foi considerado uma das invenções mais inúteis do século passado, hoje é item obrigatório em uma fiscalização sanitária. O cinema quando recém inventado, segundo o pai dos inventores, daria prejuízo se usado para entretenimento. Quando deu-se origem ao primeiro computador, quem iria querer tal trambolho em casa?!

1 comentários:

Senhor Coruja disse...

eu tenho um bom compressor!
se chama kgb... com o tal compressor baixei cs1.6+bot
tamanho original do arquivo:320mb
tamanho compactado: 9mb

ps:falha: a descompressão do arquivo leva quase 3 horas, mas melhor que baixar o arkivo em si em 4 horas...

:(